Projetos desenvolvidos


A Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação - SRAHS procura trabalhar com seus alunos as suas potencialidades intelectuais e motoras, onde a produção de projetos vem facilitar esse desenvolvimento para aumentar a sua criatividade e melhorar o seu desempenho na sua vida social e escolar. Dessa forma vamos apresentar aqui alguns de nosso projetos desenvolvido em sala.

Como a SRAHS atende alunos das séries iniciais do Fundamental II e do Ensino Médio, temos uma variedade muito grande de trabalhos, onde nossos alunos se destacam na forma de produção desses projetos. Dentre tantos projetos já realizados, vamos destacar alguns que se destacaram:

1. Jogos Matemáticos para Séries Iniciais (montado por alunos de 6º e 7º anos - 2007) - A proposta dos meninos e meninas da sala era de facilitar o aprendizado em matemática, quebrando o medo e a resistência ao cálculo e números.

Alunos testando o jogo.

Discutindo a maneira de jogar.

Montando o tabuleiro.

Escrevendo as regras para o tabuleiro.




















2. Estudo de Espécies de Escorpiões no Cruzeiro Novo para Mídias em Sala de Aula (montado pelo aluno de 7º - 2008) - Devido aos problemas de aparecimento de escorpiões em perímetro urbano, nosso aluno desenvolveu o projeto voltado para reconhecimento de espécies de escorpiões que convivem em residências. Trabalhou com espécies mais comuns no reconhecimento de catálogo e produziu uma mídia para apresentação em sala de aula. 



Montando o programa da mídia.

Selecionando fotos.


Pesquisando espécies.
Montando a Mídia

 3. Observando o Sistema Solar e Seus Planetas por Catálogo e Mídia para Sala de Aula (montado pela aluna de 7º ano - 2008) - Aproveitando as comemorações do ano da Astronomia, nossa aluna desenvolveu o projeto sobre o Sistema Solar com maquete e catálogo explicativo, descrevendo definições sobre os Planetas e todo o Sistema. Foi passado para mídia, afim de facilitar os estudos em sala de aula.

Pesquisando os Planetas.

Montando a Mídia




Pesquisando as Legendas do Catálogo.
Selecionando os Planetas para a Mídia.

 4.  A Evolução da Fotografia e Suas Máquinas (montada pela aluna de 9º ano - 2010) - Por gostar de fotografia, nossa aluna resolveu produzir um projeto explicando como surgiu a fotografia e a máquina fotográfica, sua evolução até a presente data, inclusive foi levada pra amostra em duas Feiras de Ciências e uma Feira de Altas Habilidades. 




Observando os Tipos de Máquinas Fotográficas
Pesquisando na Internet


5. Montagem de Protótipos Utilitários em Robótica a partir de Sucatas (montado por alunos do ensino fundamental e médio - 2009) - Com o andamento do Projeto Robótica, foi estendido para alunos do ensino fundamental II, onde se juntou a prática com a teoria e o conhecimento de se utilizar sucatas para o processo de reciclagem. Os alunos trabalhavam a elaboração de projetos para protótipos, separação de materiais de sucatas e desmonte de aparelhos e equipamentos de informática.

  
Atividades no Sala de Robótica.

Pensando num protótipo.
Ensinando no Kit Lego-Robótica.
Montagem do Mini-Protótipo.


Aprendendo a Soldar.

Desmonte para Sucatas.




















Discutindo os projetos de montagem dos protótipos.


6. Primeiro Grupo de Robótica para Protótipos Utilitários a Partir de Sucatas - Escovão e Irrigador ( participação de alunos do fundamental e médio - 2007) - A partir da iniciativa do professor Marco Antônio de se montar um programa de robótica para os alunos da escola, ele, professor Marco Antônio, recebeu de doação sucatas de informática, e no momento do recebimento passou o material para a SRAHS, onde então demos início ao Projeto Robótica, trabalho esse, feito pelos alunos em nossa sala e no primeiro laboratório de robótica da escola. A partir desse instante, foram desenvolvidos dois protótipos, o "Irrigador" e o "Escovão" com a parceria da Escola Técnica de Brasília - ETB, aplicando o curso de Iniciação a Robótica para professores e ao mesmo tempo que participava do curso na ETB, o professor Ângelo Ávila passava o mesmo curso para os alunos na escola, certificando-os também após o termino desse curso.

1º Lab de robótica - 2007


Trabalhando com Sucatas



Montagem do Esfregão

Seleção de Sucatas do Irrigador

1ª Versão do Irrigador

















Trabalhando os protótipos
1ª  Versão do Escovão
1ª Turma de Robótica da Escola
                                                  

























7. Protótipos Rádio Controlados (alunos do ensino médio trabalhando em parceria com o laboratório de robótica da ETB - 2009 a 2011) - A parceria da SRAHS com a ETB, possibilitou aos nossos alunos uma interação com os professores e alunos da escola técnica. Os professores Newton e Marco Antônio, responsáveis pelo curso de robótica e o laboratório da ETB, cada um deu o curso prático e teórico dentro das áreas de eletrônica, montagem e desenho de placas, ideia de protótipos e microprocessamento. Esse programa possibilitou aos nossos alunos a produção de protótipos que foram demonstrados em Feiras de Ciências da Secretaria Estado de Educação do DF - SEEDF e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT de 2010. O aprendizado em linguagem C++, possibilitou aos alunos passarem os protótipos utilitários já construído para rádio controle e ao mesmo tempo, foi estimulado a produção de um protótipo de combate, onde todos os alunos puderam usar suas imaginações em design e estratégia de combate. Além dos protótipo iniciais utilitário como o Irrigador e o Escovão, também foram montados o Vasculhador - 007, o Foto Sensor e o de Combate - Jason, todos agora com rádio controle e o melhor de tudo feitos exclusivamente a partir de sucatas eletrônicas e de informática.       



Profº Niwton e Monitor com alunos

Início do atendimento no Lab de Robótica - ETB












Alunos trabalhando no Lab da SRAHS
Alunos trabalhando no Lab da SRAHS


Alunos participando do curso no Lab da ETB
Alunos sendo atendidos no Lab da ETB


























Protótipos de rádio controle - robótica a partir de material reciclado




Os alunos desenvolvem seus protótipos no espaço como oficina de trabalho, tendo as condições favoráveis para trabalharem seus conhecimentos e poderem montar os modelos a partir de sucatas vindas de equipamentos de informática, tais como computadores, impressoras, copiadoras. Esses equipamentos proporcionam aos alunos desenvolverem suas criatividades em cima do material que tem disponíveis em mãos. A proposta é aproveitar o material de sucata eletrônica e de informática e transformá-la em um produto que seja útil e aproveitado na limpeza e manutenção da escola e para isso foram montados dois protótipo; o Escovão e o Irrigador. Esse modelos criados no ano de 2008, foram aperfeiçoados no decorrer dos anos seguintes, fazendo parte de apresentações em feiras de ciências da SEEDF e na SNCT do mesmo ano. Com o aperfeiçoamento de suas capacidades criativas, os alunos da SRAHS tiveram que procurar cursos que pudessem possibilitar uma melhor adequação de seus conhecimentos em relação aos protótipos que iam sendo criados. Foi então que surgiu uma parceria com a Escola Técnica de Brasília - ETB, a partir de seus professores e direção nos convidando para participar do curso de Iniciação á Robótica para professores em 2008. Então o professor tutor da SRAHS do CEd 02 do Cruzeiro teve a iniciativa junto com a direção da escola em aplicar o mesmo curso na própria escola para os alunos de robótica da SRAHS e certificá-los. A ideia foi muito boa, pois o professor tutor participou do curso na ETB e ao mesmo tempo transmitiu para seus alunos o mesmo curso, desenvolvendo os projetos finais que eram montagens de protótipos. Devido ao sucesso desse curso e projeto, a direção da ETB, juntamento com os professores responsáveis pelo laboratório de robótica, resolveram então, implantar um curso mais ousado, foi aí que surgiu o curso de rádio e controle, de microprocessador, elaboração de placas eletrônicas e protótipo de combate. A partir do curso anterior que já tinha idealizado os projetos de robôs utilitários com controles manuais, então em 2010 fez-se necessário o aprimoramento dos conhecimentos em eletrônica por parte dos professores e alunos, então o curso se estendeu para outras escolas, formando assim várias turmas de ensino médio e seus respectivos professores orientadores. Desse projeto os protótipos que anteriormente eram controlados por Porta Paralela, ou seja, programas de linguagem C++, se tornaram agora controlados por rádio. Foi uma experiência em comum, onde todos puderam aprender e trocar idéias, suas habilidade e criatividades, passando depois para um projeto mais ousado que seria o de montar um protótipo de combate de até 10kg. Infelizmente o combate não aconteceu devido aos recursos insuficientes, mas a experiência de conviver aqueles meses na ETB com os alunos de diversos ambientes escolares, trouxeram para nosso alunos da SRAHS um aprendizado que levaram para suas vidas e alguns para dentro da própria ETB, onde fizeram concurso e passaram a ser alunos do curso de eletrônica.
Além dos protótipo iniciais utilitário como o Irrigador e o Escovão, também foram montados o Vasculhador - 007, o Foto Sensor e o de Combate - Jason, todos agora com rádio controle e o melhor de tudo feitos exclusivamente a partir de sucatas eletrônicas e de informática.       




  • Estufa Sustentável
A proposta desse projeto foi lançar a ideia de se ter um estufa a partir de uma maquete e depois ser montada na própria escola e facilitar para os alunos e professores os estudos dentro das áreas de Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia e Sociologia e ao mesmo tempo desenvolver as habilidades desses alunos dentro da SRAHS. Com a capacidade de desempenhar uma interdisciplinaridade, foi então trabalhado com os alunos a ideia de se ter uma estufa sustentável, onde se aplicou as metodologias das matérias afins com estudos voltados para reconhecimento de espécies nativas do cerrado, formas de aplicações de irrigação, observação do ambiente climatológico interno da estufa, utilização de água de chuva e reutilização da água usada na irrigação por meio de reservatório, cobertura da estufa com aquecedor solar de pet's e controle de irrigação por temporizador eletrônico.  A SRAHS tem uma contribuição muito grande nesse projeto, onde nossos alunos puderam mostrar as suas habilidades tanto no campo motor como no intelectual e ao mesmo tempo puderam demonstrar esse material na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT no ano de 2010. Esse trabalho também teve uma parceria com a Escola Técnica de Brasília - ETB com os professores de eletrônica e do laboratório de Robótica, tendo nossos alunos uma abertura nesse laboratório e na própria escola.
  • Bobina de Tesla
Com esse projeto os alunos que tinham interesse na área de eletro-magnetismo, puderam demonstrar para os alunos, professores, servidores e comunidade o que na época o cientista Nicolas Tesla pretendia fazer com a distribuição de energia sem a utilização de fios condutores e ao mesmo tempo poder mostrar a capacidade do campo eletro-magnético em expandir os elétrons como uma rede de energia contínua. Esse projeto teve um alcance maior, tendo em vista que, a partir do primeiro protótipo, foram aprimorados no decorrer dos anos. Começou muito simples no ano de 2008 numa apresentação em feira de projetos das SRAHS do Plano Piloto/Cruzeiro no Espaço Cultural Renato Russo, na Avenida W3 Sul, em Brasília, DF, Brasil. Depois tomou maior dimensão e aprimoramento para ser apresentado na Semana de Ciências da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, no ano de 2009 conhecida como "Caminhos da Ciência". Juntamente com mais dois projetos o "Aquecedor Solar com garrafas Pet's" e  "Canteiro Hidráulico", foram premiados e escolhidos dentro da feria para serem apresentados na SNCT de 2010. A proposta desse projeto seria o de mostrar para os alunos, professores, servidores e comunidade como funciona um campo eletro-magnético, transferindo sua energia via elétrons sem fio condutor, essa experiência nos trouxe a ideia do atual wireless.   
  • Identificação de Plantas do Cerrado

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